Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Capeias Arraianas
26 janvier 2008

Capeias arraianas

Capeias arraianas

                                                 1176976396_f

Capeia é o evento mais aguardado pelos habitantes de Aldeia da Ponte. É uma corrida de touros originária das terras de Ribacôa, aldeias da Raia fronteira de Espanha. Nas terras arraianas já é tradição.

Tudo começa pelas 10h30 da manhã (claro que muitos se levantam mais cedo principalmente aqueles que vão de cavalo, motos, a pé, de carro, etc. para buscar os touros!) quando os habitantes, veraneantes, turistas e vizinhos se apresentam no Lameiro de onde serão escoltados, de bom grado, os touros até à praça. Assim um verdadeiro êxodo começa, motos, 4x4, tractores, camionetas, cavalos, bicicletas, ou qualquer outro meio.

Objectivo: buscar os touros, que são alugados para o evento. Os cavaleiros habituados, demonstram as suas habilidades, coragem e na arte da cavalaria e na escolta dos touros até à praça da Aldeia (Encerro). O tempo da escolta, varia com a habilidade dos cavaleiros e a boa vontade dos touros.

Esta cavalaria infernal atravessa uma primeira vez a estrada nacional que esta fechada ao trânsito para a ocasião, embrenhando-se nos campos cobertos de giestas, antes de entrar num caminho ladeado de imponentes muros de pedra, que conduz novamente à estrada, atravessada uma vez mais. Depois deste ponto uma improvisada rua de « cancelas » conduz-nos directamente à porta da praça, pela qual touros e cavaleiros entram triunfantes.

Bibliografia:

http://www.toirosepaixao.com.pt/visualizar.php?aid=173

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capeia_Arraiana

Publicité
Publicité
Commentaires
A
Oi Teresa...<br /> <br /> Apesar de eu nao gostar muito de touros e toradas, acho que o teu blog esta na prefeição, pois eu, como tua colega de turma, sei que adoras essas coisas, por isso e que escolheste este assunto...<br /> Talvez começe, tambem eu, a gostar um pouco mais dessas coisas. Não te esqueças de me arranjar bilhetes, para quando fores, tambem tu, uma toreira profissional...lol xD<br /> <br /> PS.: Ta descansada porque eu não mudo a imagem do Pc da sala de TIC... :p<br /> <br /> Fica bem... <3
Capeias Arraianas
Publicité
Archives
Capeias Arraianas
Derniers commentaires
Publicité